domingo, 24 de fevereiro de 2013

A imprescindível missão do Casal Ligação


Amigos um bom final de semana a todos ! Achei sensacional este artigo da carta mensal, por isso reproduzo neste espaço !!
Ligar, unir, aglutinar, entusiasmar, dar vida, isso só é possível com oração. Esta espiritualidade nos dará substância,sabedoria do Espírito Santo.
Deus os abençoe!
alexandre da alana




A imprescindível missão do Casal Ligação

“A Ligação não é somente uma experiência de comunicação, mas um verdadeiro anúncio de Boa Nova: ela tem a dimensão evangelizadora”. (Manual do CL)
Ligar é transmitir vida. Mas vida numa dimensão evangelizadora, anunciando a Boa Nova, que é Cristo Jesus. Com essa importante missão, o Casal Ligação sente a necessidade de profunda comunhão com o Senhor, pela oração e pelos Sacramentos. “Só há apóstolos na medida em que há almas de oração, de estudo, de meditação.” (Pe.Caffarel)
E, é na vivência do sacramento do Matrimônio que o CL vai aurir graças para ser testemunho do Amor para tantos outros casais. A sua Vida de Equipe, fundamentada no carisma, na mística e na pedagogia do Movimento, será fonte de abastecimento para a missão.
Encarregado de assegurar a ligação das equipes ao Setor e a ligação das equipes entre si, é um dos mais importantes elos de comunhão no Movimento. Irradia nas equipes ligadas o sentido de unidade que deve estar presente em todas as equipes. A partir da observação e acompanhamento das equipes que liga, pode auxiliá-las, partilhando riquezas e descobertas vividas por uma e outra equipe, fazendo acontecer o auxílio mútuo. O Casal Ligação, com caridade fraterna, incentiva a caminhada da equipe e, quando é necessário, aconselha. Tem presente em seu coração que essa pequena comunidade conta com o seu empenho e suas orações para vir a ser “uma comunidade viva de casais, reflexos do amor de Cristo”. O Casal Ligação “não é, portanto, um mero repassador de relatórios, que envia cartinhas às equipes que liga.” (Manual do CL) Para animar, transmitir vida, é necessário estar disposto a investir tempo em encontros pessoais e a construir laços de frater­nidade. O contato pode concretizar-se através de uma breve visita ao Casal Responsável da Equipe ou buscando oportunidades em pequenos encontros que o amor e a criatividade lhe indicarão como fazê-lo. Nesses encontros, o Casal Ligação não apenas passa orientações e solicitações do Movimento ao Casal Responsável de Equipe, mas esmera-se em passar também o “espírito” que anima essas orientações e solicitações. Através do diálogo, inteira-se das necessidades dos casais e, iluminado pelo Espírito Santo, torna-se um forte auxílio para a equipe, para o Casal Responsável de Setor, enfim, para o Movimento.
Para servir melhor aos irmãos, necessita buscar formação. O Movimento dispõe de diversos documentos, entre eles recomenda-se a leitura atenta do Guia das ENS, Estatutos das Equipes de Nossa Senhora, Manual do Casal Ligação, Manual da Formação, A Responsabilidade nas ENS e outros documentos à disposição no Secretariado. Evidentemente, espera-se que nunca dispense a leitura da Carta Mensal, instrumento de contato estreito com todo o Movimento.

Tanto quanto possível, far-se-á presente no Pré-EACRE, EACRE e nos Encontros de Formação promovidos pelos Setores e Região.
Sobretudo, o Casal Ligação é um casal de oração. Para que seja melhor instrumento de Deus na missão, assume o compromisso de participar de uma celebração eucarística a mais por semana, na intenção das equipes que liga.
Teríamos vários outros aspectos a enfocar sobre o Casal Ligação, mas cada CL, por muitos meios, poderá ampliar a reflexão sobre a extensão da sua importante missão.
Que Nossa Senhora interceda por todas as Equipes e seus Casais Ligação.
Fraternalmente,
Eunice e Milton Casal Secretário/Tesoureiro

Fonte carta mensal junho 2008

Um comentário:

Richter Representações disse...

Alexandre e Alana,

Sou o Rodrigo da Juliana, da equipe 2 Setor A de Criciúma-SC, parabéns pelo blog, pois tem texto maravilhosos, e nos ajuda em nossa caminhada. Com a graça de Nsa. Sra. do Caravaggio, padroeira de nossa equipe, fomos agraciados com o convite de trabalharmos como casal ligação em nosso setor, e para tanto, gostaríamos de saber se poderiam nos indicar mais textos sobre Casal Ligação que tenham conhecimento que já tenham saído nas Cartas Mensais, ou que por ventura, possuam consigo. Desde já peço as bençãos de Nsa. Sra. para vocês sobre o trabalho que realizam através deste blog. Grande abraço, Rodrigo da Juliana.