quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A obra do Padre Henri CAFFAREL

Testemunho de um participante do Colóquio

Padre Louis de Raynal

Em dezembro passado, participei do primeiro colóquio organizado sobre a figura e a obra do Padre Henri CAFFAREL. Posso dizer o que mais me marcou? Como padre diocesano, fiquei sensibilizado de ver a prodigiosa fecundidade do ministério de um padre a serviço dos batizados e dos casais.
Sua vida inteira, afinal, terá tido este objetivo: ajudar as pessoas a realizarem sua vocação à santidade.

Um homem de seu tempo

Foi importante ouvir vários expositores situarem o contexto no qual Henri Caffarel nasceu, cresceu e realizou sua vocação. Notei a forte influência da Ação Católica na sua juventude e no início de seu ministério. A presença em nosso meio de testemunhas que conheceram intimamente o Padre Caffarel permitiu que eu compreendesse a humanidade dele. Um homem simples e discreto, exigente, mas com certeza apaixonado. Seu pronunciado gosto pela literatura mostra o lugar determinante que ele conferia à vida do pensamento.

Por meio das palavras dos escritores, ele celebra o mistério do amor. Ela estimula os casais para que leiam e assim alimentem sua oração e seu engajamento.

A vida de oração

Vários expositores do Colóquio nos fizeram compreender o lugar central que o Padre Caffarel dava à oração na vida cristã. Não estaria aí o segredo da fecundidade de seu ministério? Aos 20 anos, Henri tem um encontro decisivo com o Senhor. É um homem que, aos poucos, se deixa arrebatar por Deus. Ele procura captar os apelos do Senhor na oração, nos encontros, nos acontecimentos. Ouvi esta frase de Xavier Lacroix a respeito da oração: “Não é uma obra a realizar, mas uma desistência a realizar”. A oração conjugal é o primeiro ato da missão dos esposos.

Uma espiritualidade conjugal

A palestra do Padre Alain MATTHEEUWS nos ajudou a compreender o que é uma vida espiritual, ao enfatizar o quanto a ação do Espírito Santo se faz numa humanidade e, portanto, num corpo. Os caminhos do Espírito Santo estão nos sinais que se pode ver, ouvir, tocar. É uma pista essencial para aprofundar a espiritualidade conjugal, colocada em evidência pelo Padre CAFFAREL. Os esposos, por meio de todos os atos de sua vida conjugal e familiar, passam a ser eles mesmos sinais e, logo, evangelizadores. A missão do casal realiza-se no corpo eclesial.

A missão universal
No casal, a vocação à santidade realiza-se no e por seu amor de esposos e de pais. Eis aí uma Boa Nova! O testemunho de um casal brasileiro me fez tomar consciência da catolicidade do Movimento das ENS, com essa capacidade de unir em seu seio casais de países, culturas, sensibilidades extremamente diferentes. Foi muito bonito ouvir esse casal dizer: “É preciso levar a boa nova do sacramento do matrimônio até os confins do mundo”.

Afinal, o que eu guardo desse Colóquio? Uma formidável esperança para a Igreja! Desde a morte do Padre CAFFAREL, em 1996, o grãozinho de trigo caído em terra continua trazendo muito fruto, fazendo germinar, no coração e na vida de muitas pessoas uma sólida espiritualidade cristã, baseada nos sacramentos do batismo e do matrimônio.

NB : O Padre Louis de Raynal é autor de uma obra publicada em en 2010 : “A boa noiva do matrimônio – O Padre Caffarel profeta para nosso tempo”- Ed. Echelle de Jacob
 
Fonte: O BOLETIM DOS AMIGOS DO PADRE CAFFAREL


BOLETIM DE LIGAÇÃO N° 9     Julho-Agosto 2011

ASSOCIATION DES AMIS DU PÈRE CAFFAREL

49 RUE DE LA GLACIERE

F-75013 PARIS

www.henri-caffarel.org

Nenhum comentário: