quarta-feira, 27 de junho de 2012

Acreditamos que no Brasil, a pessoa do Pe. Caffarel está viva por obra e graça do casal , Nancy e Pedro Moncau

Padre Caffarel e Brasília 2012




Em 2003, estiveram no I Encontro Nacional das ENS do Brasil, o CR pela ERI, Gérard e Marie-Christine de Roberty e o SCE do Movimento, Monsenhor François Fleischmann. Foi sua percepção de que, no Brasil, o Pe. Caffarel continuava vivo, que deu origem à abertura do processo de beatificação de nosso fundador.
No ano passado, falamos da internacionalidade das ENS em Colóquio organizado em Paris com o objetivo de aprofundar o conhecimento da pessoa e da obra do Pe. Caffarel. Para dar um testemunho que não fosse só nosso, promovemos uma pesquisa em todo o país, buscando conhecer a visão que os equipistas brasileiros têm do Pe. Caffarel. E a constatação foi a mesma. Entre nós,
Henri Caffarel está vivo e continua inspirando as nossas equipes na busca da espiritualidade conjugal.
Acreditamos que no Brasil, a pessoa do Pe. Caffarel está viva por obra e graça do casal que trouxe o Movimento para o país, Nancy e Pedro Moncau. A correspondência que mantiveram com o Padre, o seu esforço para trazê-lo para cá em várias oportunidades, as suas permanentes referências a ele foram decisivas para que seu espírito permanecesse entre nós. As palestras de Nancy Moncau em particular, nos últimos anos de sua vida, que tanto emocionaram a todos nós, sempre nos remetia à pessoa ou às palavras do Pe.Caffarel. Demonstrando sua visão internacional, foi a Pedro Moncau que, numa carta datada de janeiro de 1950, Caffarel confiava: “Uma de minhas principais preocupações é de estabelecer comunicação com todos aqueles que, nos quatro cantos do mundo, trabalham no mesmo sentido”, isto é, com grupos de casais que “buscam a santidade, nem mais nem menos”.
A preocupação do Pe. Caffarel com a internacionalidade se traduziu, ao longo dos anos, na realização dos grandes Encontros Internacionais. Tivemos a graça de estar em todos os que foram realizados desde 1976 (duas vezes em Roma, duas vezes em Lourdes, uma vez em Fátima e uma vez em Santiago de Compostela) e podemos dizer que mesmo naqueles realizados sem a sua participação e depois de seu falecimento, sua presença era sensível para todos os participantes.
O nosso próximo Encontro Internacional será em Brasília. Temos a certeza de que, de perto de Deus onde está, o Servo de Deus Henri Caffarel acompanha essa nova reunião de seus filhos equipistas que continuam perseguindo aquele mesmo objetivo: no e pelo sacramento do Matrimônio, a santidade “nem mais nem menos”.
Hélène e Peter
Eq.03D - N. S. do Desterro São Paulo-SP

Carta Mensal  abril 2012

Nenhum comentário: